Santo Antônio além do Carmo é mistura das boas.
Gente de todo o mundo , gente do nosso mundo. Arte, gastronomia, capoeira, antiquário, música no pé da ladeira, profano, sagrado...chic e popular. Surpresas...charme e conversa ao pé da porta...
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
domingo, 8 de janeiro de 2012
O porquê do blog e o que é " Flaneur"
Antes de explicar o que é "Flaneur", seria bom contar a voces que esse blog surgiu como um trabalho final da disciplina Modos, Modas e Contemporaneidade, ministrada por Ariadne Moraes, no curso de pós graduaçao Arte, moda e contemporaneidade da Unifacs . Onde a ideia foi a de que cada equipe escolhesse um bairro de Salvador para "flanar" livremente e com essa experiencia transmitida no blog, pudesse despertar as pessoas, habitantes ou nao de Salvador , para a experiencia de ampliar o seu olhar para a sua cidade .
“Flaneur”, palavra francesa que atribui o significado de ser/indivíduo errante, na explicação mais simples que se pode dar: alguém que sai perambulando por aí. Para ser um bom flaneur, tempo e disposição são imprescindíveis, mas no nosso caso flanamos em busca de um resultado digno de posts para nosso blog.
“Flaneur”, palavra francesa que atribui o significado de ser/indivíduo errante, na explicação mais simples que se pode dar: alguém que sai perambulando por aí. Para ser um bom flaneur, tempo e disposição são imprescindíveis, mas no nosso caso flanamos em busca de um resultado digno de posts para nosso blog.
Descobrir o novo, seja ele bem ou mal, bom ou ruim, bonito ou feio, foi bastante prazeroso. Mente aberta, corpo relaxado e vamo que vamo! Em Salvador, o bairro Santo Antônio do Carmo foi o escolhido. No site alemdocarmo.com, o bairro é citado como irmão mais novo do Pelourinho, seu famoso vizinho. Pequeno, charmoso, aconchegante, encantador... e até elegante! Dentre umas e outras, conhecemos hotéis, cafés, restaurantes, ateliers e o principal, a rua!
Imagens e sensações descreverão o que nos prendeu a atenção, deslumbrou, distraiu...
Mais fotos
Ao visualizar a sequencia de fotos poderá verificar como nos divertimos nessas caminhadas pelas ruas do Santo Antônio...
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Andando na rua do Carmo
É realmente uma experiência única andar pelas ruas do bairro do Santo Antonio. Primeiro pela força do hábito de se deslocar o tempo todo de carro, nos esquecemos do prazer de conhecer lugares tão próximos de nos e com tantas descobertas prazerosas para se fazer. É tipo se fazer de "turista" para sentir esses prazeres.
Por isso convidamos voce a experimentar !!
O acesso ao bairro pode ser feito pela ladeira da água brusca, pelo comércio; se vem de ônibus poderá soltar na estação do Aquidabã e subir a ladeira que dar em frentre a ladeira do Boqueirão, ou poderá vir de ônibus pela baixa dos Sapateiros e soltar no ponto na entrada da rua do Taboão. Querendo fazer um passeio ainda mais prazeroso, que tal soltar na praça da Sé e andar passando pelo Pelourinho , descer a ladeira e subir a ladeira do Carmo? De todas as opções lhe asseguramos que essa será a melhor delas .
veja no mapa
Por isso convidamos voce a experimentar !!
O acesso ao bairro pode ser feito pela ladeira da água brusca, pelo comércio; se vem de ônibus poderá soltar na estação do Aquidabã e subir a ladeira que dar em frentre a ladeira do Boqueirão, ou poderá vir de ônibus pela baixa dos Sapateiros e soltar no ponto na entrada da rua do Taboão. Querendo fazer um passeio ainda mais prazeroso, que tal soltar na praça da Sé e andar passando pelo Pelourinho , descer a ladeira e subir a ladeira do Carmo? De todas as opções lhe asseguramos que essa será a melhor delas .
veja no mapa
Informaçoes importantes
- Lancado em junho 2010 o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador.
- Centro Antigo ganha programa de coleta seletiva >>> acesse o link http://www.centroantigo.ba.gov.br/2010/08/centro-antigo-ganha-programa-de-coleta-seletiva
- Aumenta ainda mais o número de imóveis à venda no bairro (incluindo pousadas)
Um pouco de história sobre o bairro
Santo Antônio Além do Carmo
O bairro do Santo Antônio Além do Carmo já sobreviveu a diversas ondas de decadência e fama, em um ciclo que até parece infinito.Em seu passado recente o bairro já foi sinônimo de modernidade e irreverência, com seus ilustres moradores, como Gilberto Gil, a arquitetura de suas casas, a bela vista para a Baía de Todos os Santos, da praça do coreto, do Forte do Santo Antônio (que já foi cadeia, e hoje é o Forte da Capoeira), e da Igreja de Santo Antônio com sua beleza tosca e sua torre inacabada (há quem diga que a segunda torre ainda está na agencia dos correios de Lisboa).
Com a retomada da consciência da necessidade da preservação do patrimônio histórico, a reforma da Igreja e do Forte do Santo Antônio, assim como a criação do Hotel Pestana e inúmeras pousadas de luxo, o bairro tem se desenvolvido sem perder o seu charme.
Sempre a sombra do seu irmão mais velho (O Pelourinho), o Santo Antônio não foi alvo da operação plástica emergencial que o Centro Histórico foi submetido nas décadas de 80 e 90, o que, pra sua sorte, ajudou a criar um processo natural de preservação da beleza de um bairro antigo, e se tornou um atrativo àqueles que sabiamente viram quem um Centro Histórico não se mantém apenas com investimentos do governo, e que a qualidade que se gera de uma badalação instantânea não se compara a uma ocupação comercial gradativa, harmônica e racional.
Hoje o bairro preserva a beleza de antes. A tranquilidade de bairro familiar convive pacificamente com o interesse constante de turistas e moradores de outras partes da cidade. Já há quem o chame de Quartier Latin, devido ao enorme potencial comercial que tem.
O turismo foi sem dúvida o estimulo inicial daqueles que tem investido na região há décadas, mas o grande potencial para transformação em uma área de comércio e lazer tem também chamado atenção recentemente
(fonte:http://alemdocarmo.com/acessado em 12/12/11)
Flanando no Santo Antonio alem do carmo , Salvador
Sto. Antonio Além do Carmo
3 de dezembro -2011
Este blog é o resultado do trabalho sugerido pela professora Ariadne Moraes Silva, , arquiteta com mestrado na área de processos urbanos contemporâneos (PPG-AU/FAUFBA); professora assistente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA,onde coordena o Atelier de Projetos III, e professora convidada do Curso de Especialização em Moda, Artes e Contemporaneidade da Universidade Salvador (UNIFACS ) como parte da disciplina Modas e Modos Contemporâneos.
A escolha da equipe formada por: Fernanda Marques, Jeferson Ribeiro, Maria Luedy, Paula Passos e Sandra Galeffi, foi o bairro charmoso do centro antigo de Salvador: Santo Antônio Além do Carmo com todo o seu charme, suas ruas , ruelas, ladeiras, praça, movimento, monumentos, vida comercial , vida ambulante , vida passante, vida residente, casas antigas, construções centenárias cheia de historia.
A proposta da professora foi a de que cada equipe fosse formada de 3 a 5 integrantes, escolhesse um bairro de Salvador, para “flanar” sem amarras, para sentir o bairro em todos os aspectos que este pudesse proporcionar.
Então escolhido o Santo Antônio Além do Carmo situado no centro antigo de Salvador, bem pertinho do Pelourinho tão conhecido mundialmente, passamos a experimentar e viver por alguns dias essa tarefa tão prazerosa de realizar.
O objetivo é de livremente observar, perceber e desfrutar o que vemos ao caminhar pelas ruas do bairro , registrando seja com anotações, fotografias, vídeos, conversando com as pessoas, descobrindo detalhes, percebendo ausências enfim buscar conhecer e descobrir a alma do lugar , e passar através do blog essas experiências, incentivando para que outros cidadãos possam não só conhecer o Santo Antônio além do Carmo, como outros bairros de nossa cidade.
O nome escolhido Flanar no Santo Antônio Salvador, quer mostrar não só que Flanar lhe deixa livre para perceber o todo e as partes dos bairro , mas também descrever e passar um pouco do que sentimos ao visitar, andar, conhecer as historias antigas e recentes do lugar , o viver nesse bairro, os modos e modas do lugar, o ritmo do bairro, o que oferece, o que falta, o que pode ser melhorado ,enfim conhecer mesmo .
Todo charme do Sto Antonio – Centro antigo de Salvador
O charme do Sto Antonio:
Um bairro neoclássico com locais cheios de charme e simpatia. Sto Antonio Além do Carmo atrai turistas pela vista da baía de todos os Santos , a arquitetura das casas antigas, onde algumas fizeram reformas para abrir: cafés, restrôs, oficinas de restauraçao, atelier e galeria.
Lugares charmosos. Charme, Arte e História.
Lugar dos bohemios, artistas, alternativos.
Lugar onde aliamos Cultura e Diversão.
Cultura e charme se juntam em casas especiais. Beleza com história.
Muito artesanato exposto em lugares com uma fantástica vista para baía.
Geralmente os espaços são pequenos e aconchegantes. Muitos objetos do século XIX: como mesas, cadeiras, objetos de decoraçao . O jacarandá também é visto em diversos móveis do sec. XIX.
Ambientes visitados:
- Ophicina do Papel - Objetos com muito afeto, elaborados com papel artesanalmente produzidos, a partir da reciclagem , objetos de arte feitos com papel. Atelier e Oficina de arte em um mesmo ambiente cheio de charme
- Cafelier – Café e Antiquário. Ambiente com várias peças antigas, onde funciona um café e possui objetos de arte em ambiente dos anos 40. Exposição de xícaras, onde cada artista assina uma xícara-muito lindo! Uma vista belissima da baia de todos os santos , onde o por do sol encanta ao entardecer
- Restaurante Al Carmo. Comida boa, ambiente agradável e vista espetacular!
Assinar:
Comentários (Atom)

cafelier carmo
